Faculdade de design: Saber desenhar.

22:45


Muita gente me pergunta ou já me perguntou se para ser designer é preciso saber desenhar. Uns dizem que sim, outros que não. Então vou citar uma situação que ocorreu durante o curso.

Num tempo muito distante...

No ano passado eu tive a matéria de Metodologia do Projeto III, o trabalho que tive que desenvolver, junto com uma colega foi: Um produto feito de papelão ondulado, que não usasse cola e nenhum tipo de tinta que pudesse alterar a estrutura do papelão, ou seja, só o papelão "CRU" onde as peças fossem de encaixe, fazer em tamanho real e claro, tinha que funcionar.

Tivemos, também, que desenvolver um nome, logo e criar um manual de marca deste produto. A gente precisou desenhar pelo menos umas 20 vezes. Só esboços, mas tinham que mostrar perfeitamente o que era, o que fazia, como funcionava. Afinal esses desenhos iam para uma votação antes de ser definido o que seria feito.
Eu fiz os desenhos no meu Sketch, mas minha colega fez direto no software, pois ela diz que não sabe desenhar e se vira melhor assim.

Acho que não influência tanto assim, o importante é você saber como mostrar sua ideia. Mesmo assim, acho que é legal treinar um pouco de desenho pra quem quer seguir nesta área.

Na minha faculdade teve duas matérias de desenho à mão. Desenho de observação & representação. Não é a toa que existem essas matérias, né?

Você pode gostar também

20 comentários

  1. Essa sempre foi uma dúvida grande, pensei que era preciso saber desenhar, mas uma amiga disse que não. Tenho vontade de fazer outros cursos universitários... Sua informação me deu animo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana. Legal saber que dá para fazer ilustração sem saber desenhar. Porque eu tenho vontade de fazer um curso de designer, mas mal desenho um coração sem que os dois lados fiquem totalmente diferentes um do outro. Eu já me arrisco em fazer algumas coisinhas como leiga, e tem dado certo. Me anime em saber sobre o curso. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não é bem assim... Não disse que dá pra ilustrar sem saber desenhar. No caso, eu expliquei a situação em que o software pode te auxiliar caso não saiba desenhar à mão. Se quer seguir nessa área, principalmente ilustração, é preciso praticar e estudar desenho também. Espero ter ajudado, beijos.

      Excluir
  3. Oi, Mariana! Li o seu comentário lá no meu blog (obrigada!), comprei as cartas no aliexpress. Você quer o link? :)

    Já pensei em fazer design e eu não sou tão ruim em questão de desenho, mas nem tão boa. Acho que não é fundamental na faculdade de design, mas é bom saber o básico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amélia. Eu vi lá, obrigada!
      Quanto mais você sabe, melhor. Sempre ajuda né.
      Beijos.

      Excluir
  4. Posts como o seu são ótimos, mesmo já tendo escolhido meu curso, sempre é bom saber mais! Adorei mesmo ^^

    Um beijo grandããão!!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, obrigada! Que curso você faz?
      Beijos.

      Excluir
  5. O importante e que passámos a ideia que tínhamos em mente,e há que desenvolver as técnicas de desenho.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, era essa a ideia que eu queria passar.
      Beijos.

      Excluir
  6. Se escrever não fosse a minha primeira opção, eu pensaria em fazer uma facul de design, eu acho tão legal. Gosto de desenhar, por mais que não seja aquela coisa " Nossa, como a Babi é uma artista!"

    Beijos,
    Radioativa Fluffy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, eu também não acho que eu seja uma "artista" também, mas espero chegar lá <3

      Beijos.

      Excluir
  7. Hahaha ótimo exemplo. Eu faço faculdade de Design, mas tive apenas dois semestres de desenho à mão livre. Tem professor que diz ser super importante, outros discordam mas eu acho bacana saber um pouquinho ao menos (é o que eu sei). Porque nem sempre podemos ter acesso a programas de computador e aí? Tem que recorrer ao lápis 4B haha
    Mas enfim vai de cada um .. porque conheço muito designer bom que tem talento zero pra desenho kkkk
    Bjs

    Meu Mundinho de Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, na minha turma mesmo, tem muita gente boa que não sabe desenhar, também tem quem desenha e produz nada e quem desenha muito e é muito bom no que faz. Acho que vai cada um afinal.
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi Mari, seu post me caiu como uma luva.
    Tava pensando nesse assunto hoje.
    Vou cursar design, mas sou péssima desenhando e tava pensando que eu tenho que treinar mais isso, pois deve influenciar um pouco no andamento do curso.
    Obrigada pela ajuda, beijos
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No curso mesmo você vai aprender algo, aí vai de você se desenvolver melhor e ver o que precisa. Boa sorte no seu novo curso!
      Fico feliz em ter ajudado.
      Beijos.

      Excluir
  9. Sei como é hahah
    Quando estava na faculdade (atualmente trancada :/) boa parte do pessoal curtia desenhar, mas o mais importante é representar bem a ideia que se quer passar, certo?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Mas porque esta trancada? :\
      Beijos.

      Excluir
  10. Acho super importante saber desenhar, quando fiz a faculdade lembro de um colega que se recusou a desenhar em uma das aulas, falando que não precisava aprender aquilo, pois podia pagar alguém para fazer. Como uma pessoa dessas vai trabalhar no futuro? Como vai fazer um logo? Criar estampas? Como vai mostrar a ideia para o cliente? Eu não vejo como, é como um arquiteto que não desenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já está admitindo que o desenho é preciso, afinal de contas ele falou para pagar alguém. Vai entender. Quem sai perdendo é ele, pagar alguém ao invés de fazer, é sair no prejuízo. Mas fazer o que né.

      Excluir

Mais acessados

Curta no Facebook

Twitter

//]]>