Muita gente tem dúvida sobre
que curso escolher, não sei vocês, mas eu já tive muito medo de escolher o
curso errado e ter que largar tudo no meio do caminho. Querendo ou não é muito
dinheiro investido, até mesmo numa pública, você é quem compra seus materiais e
nem sempre são baratos. Por isso, separei 3 dicas básicas, baseadas nas minhas
experiências.
Imagem (via)
1. Relaxe
e pesquise.
Infelizmente, sei como é ruim
quando os pais fazem muita pressão em cima disso. Eu mesma fui influenciada por
minha mãe com relação a universidade que deveria escolher e percebo que não foi
a melhor escolha para mim. Faça quando tiver certeza do que você quer.
2.
Grade Curricular
Depois de definir o curso, é
hora de ver a faculdade, caso passe na pública – ótimo – caso contrário olhe
atentamente a grade curricular que a faculdade oferece para o seu curso. Eu não
fiz isso e me dei mal. Queria ter feito gráfico, minha faculdade é gráfico e
produto, porém, o foco está mais em produto. Eu saberia disso se tivesse olhado
a Grade e teria procurado outra faculdade.
3.
Acredite em mim, você não vai gostar de todas as matérias.
Talvez você se identifique com
poucas matérias, mas é assim mesmo, não desista porque tem aquela aula chata
que você não estava afim, depois você vai ver como ela vai ser importante. E eu
não conheci uma pessoa que entrou na faculdade amando todas as matérias, então
não ache que está no curso errado por causa disso e nem desanime.
Faça amigos, se dedique e também se divirta, vai ter momentos estressantes, mas pense que é um bem para o seu futuro. São dicas bem básicas, como disse, mas tem gente que ainda não sabe. Então espero que possa estar ajudando alguém.
21 comentários
São ótimas dicas! Pois muitos aposto que estão pensando em fazer uma faculdade... Eu por exemplo, tenho 24 anos! Mas penso em fazer uma daqui uns tempos.
ResponderExcluirÓtimo post! Parabéns.
Atenciosamente Um baixinho nos Livros.
Olá
ResponderExcluirnossa, eu estou precisando de dicas, estou me sentido muito pressionado de certa forma por minha mãe já que estou fazendo o 3º ano e a faculdade esta a meu lado, não quero ficar parado então vou tentar me esforçar o máximo no ENEM desse ano
Bjks
Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/
eu cometi o erro de entrar em uma pela estrategia e logo sai correndo, agora faço um que gosto.
ResponderExcluirOiee!
ResponderExcluirFiz a faculdade que queria e não amei todas as matérias uahuahau hoje penso que deveria ter feito outra coisa, direito é muito ingrato!
Beijos
Lumartinho.Blogspot.com.br
Otimas dicas, eu quero iniciar facul e ainda continuo com duvidas, mas vou fazer o que realmente gosto, onde minhas duvidas estão dois cursos Educação Fisica e Veterinaria. Duvida cruel.
ResponderExcluirhttp://odiariodoleitor.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirÉ bem isso mesmo! Fiz dois anos de publicidade na particular, mas foi ficando absurdamente caro e tava difícil de arrumar estágio, ou seja: acabei saindo de lá quando passei para a universidade pública, no curso de Turismo, que era minha segunda opção. Tô no terceiro período e tô curtindo bastante, mas é bem isso que você falou, tem matéria que é uma merda. Peguei um monte de matemática (que eu odeio), mas faz parte. Se você curte o que faz, é o que vale.
Gostei das dicas!
Beijos!
www.livrosdajess.com
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu terminei o ensino médio ano passado e pense no turbilhão de perguntas: "O que você vai fazer de faculdade?", "Escolheu o curso já? Ta na hora", mas minha sorte é que a minha família sempre foi bem tranquila e entenderam que eu ainda não tinha certeza, por isso não houve aquela pressão deles para que eu começasse a cursar uma, sabe? Mas tive pressão de várias outras pessoas e isso é chato, tanto que muita gente faz faculdade por pressão e não porque quer. Enfim, achei as suas dicas ótimas, quando eu for fazer uma faculdade irei olhar a grade curricular com cuidado.
Beijos :*
Larissa - srtabookaholic.blogspot.com
Olá! Tudo bem?
ResponderExcluirAchei as dicas muito válias e pertinentes!! Eu comecei fazendo arquitetura e hoje faço direito. E realmente, sempre há matérias que não gostamos...
Beijos,
Juliana Garcez | Livros e Flores
Olá Mariana, gostei das suas dicas, eu quando escolhi minha faculdade escolhi pela grade que mais me agradou e mesmo com algumas matérias que não tem como gostar sempre vale a pena mesmo *-*
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Dicas bacanas para quem vai fazer faculdade.
ResponderExcluirMariana, adorei suas dicas porque elas são muito boas mesmo.
ResponderExcluirNa época que tentei vestibular foi exatamente isso que eu fiz, principalmente o de olhar a grade curricular.
Ajuda muito.
Lisossomos
Boas dicas, flor!
ResponderExcluirNo meu caso, fui a uma feira de profissões para me decidir realmente para qual curso pretaria o vestibular. Ajudou-me muito, sabe? :) As suas dicas são valiosas para quem está na dúvida.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Oie flor.
ResponderExcluirMinha vida está uma bagunça kkkkk é triste e eu nem gosto de falar em faculdade kkkk.
Mas adorei as dicas, acho que ano que vem vou começar a minha e tudo vai dar certo. :D
Oie, eu curso adm e sicneramente sei que n é o que vou seguir na vida profissional, haha, mas ainda n encontrei o que quero e n gosto de "não fazer nada" :p
ResponderExcluirwww.guildadosleitores.com
Oii,
ResponderExcluirRealmente é uma escolha muito difícil de fazer, falta tempo pra mim mas ainda sim fico preocupada. Gostei das dicas.
Vivi
Corujas de Biblioteca
Adorei suas dicas, infelizmente eu não fiz faculdade (e nem pretendo fazer no momento), pois o curso que é meu 'objetivo de vida' não tem na minha cidade, e um parecido é muito caro e não tenho nenhuma condição de pagar
ResponderExcluirOutra dica importante são as feiras das profissões. Eu encontrei minha faculdade indo em várias feiras até encontrar uma que eu me identificasse mais.
ResponderExcluirA grade é mesmo muito importante, por exemplo no meu caso que faço Jornalismo. A federal tem uma grade mais teórica voltada para pesquisadores e professores, e a faculdade que eu estudo tem mais prática.
Beijooos!
Acho que tb seria legal dizer que no fim vale a pena, não desista no caminho. Chega alguns momentos onde tudo é sofrimento hahah e todos queremos desistir. Mas foco , fé e força /rs ajuda muito. E quando nos formamos é uma das melhores sensações de dever cumprido!!! <3
ResponderExcluirExcelente post!
Não sei se coloquei, mas em cima sou eu rs
ResponderExcluirAngel Sakura
www.euinsisto.com.br
Olá! Tudo bem?
ResponderExcluirAs dicas que você deu são ótimas, só acrescentaria e incentivaria a pessoa a conversa com profissionais da área escolhida para ver realmente o que a pessoa faz e se identifica. E caso elas não ajudem a escolher uma profissão vale a pena investir em um profissional de orientação profissional.
Abraços,
Ludy
http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/
Oii!
ResponderExcluirEu não sei ainda o que irei fazer, mas meus pais estão querendo que eu faça pedagogia mesmo não querendo :/ Espero que eles mudem de ideia.
Gostei bastante das suas dicas!
Beijos, Amanda
www.vicio-de-leitura.com
Obrigada por comentar! ♥