E finalmente apresentei meu TCC.

08:30

Ouvir que de um dos professores mais exigentes da faculdade que o seu projeto está entre os cinco melhores que ele já pegou não é pra qualquer um.


Devo dizer que valeu a pena todo o estresse, a agonia, as coisas que precisei deixar de lado para poder finalizar meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). A nota não foi o que eu esperava, já que eu me dediquei para tirar um 10, mas não reclamo afinal foi um 9,5. O mais legal de tudo foi a tenebrosa banca, o que eu ouvi me fez pular de alegria. Teve crítica que eu fiquei "ok, isso foi desnecessário", mas também teve aquela crítica construtiva que você vai levar pra vida. E os elogios... ah, tem nada melhor do que ouvir que seu projeto é excelente, sua monografia estava bem escrita, que você é a melhor orientanda que um professor pode ter e assim por diante.

Só não pensem que isso é fácil assim, não é. Pra quem já fez TCC sabe disso. Vi gente chorando, se irritando, se desesperando nas bancas. Eu, como espectadora, sofria com quem tava apresentado. Assim como é maravilhoso ouvir coisas boas sobre seu projeto, deve ser terrível o contrário. Mas tem um fator importante nesse resultado. O quanto você se dedicou no seu projeto?

Aviso de antemão que TCC é uma coisa que demanda muito tempo. Independente do curso/tema que você escolheu. No meu caso, o diferencial foi que além de buscar bons autores para fundamentar o projeto, eu busquei teorias mais recentes. Muitas vezes o que foi dito lá em mil novecentos e bolinha não se aplica atualmente, foi positivo pra mim, então vale a dica. Também deixei de sair, não sou de ir em balada nem nada, mas o cineminha de final de semana foi ficando sempre pra depois e no fim das contas EU AINDA NÃO ASSISTI X-MEN: O APOCALIPSE, triste.

Dica importante, não jogue suas frustrações nos outros. Eu me irritei bastante ao longo deste ano e gritei com muitas pessoas, isso não é do meu feitio, só que eu vivia estressada e já tenho meus problemas com ansiedade e depressão, junta tudo isso mais a pressão de ir bem na faculdade. Pois é. Não é fácil, mas tentem não fazer isso.

Estou quaaaaase terminando a faculdade e isso é um grande alívio, pois vi muitas pessoas desistirem... eu quase desisti. Então é muito bom saber que conseguir ir até o fim. Ainda não acabou, mas posso dizer que o pior já passou. 

Ah! O tema que escolhi para o projeto final foi criar uma revista de cultura pop japonesa, vocês gostariam que eu mostrasse por aqui? E se você ainda não fez  TCC e tem alguma dúvida, alguma sugestão para pedir, fica a vontade.  

Você pode gostar também

26 comentários

  1. Aquele momento de comemoração.
    MELHOR SENSAÇÃO DO MUNDO GENTE
    se livrar do trabalho conclusivo é a melhor coisa haihaua
    Parabéns <3

    ResponderExcluir
  2. Que incrível garota e que venham muitaas conquistas ainda, para mim vai demorar muito ainda para chegar nessa etapa.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Morgana! E boa sorte pra você também <3

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Conheço bem essa sensação, acabei de apresentar o meu e também fui aprovada com muito louvor. Hoje me sinto feliz e realizada. Estou tirando o restinho do ano de férias para ir em busca de um mestrado ano que vem. Parabéns que muitas outras conquistas entrem em seu caminho. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeee, parabéns Faby! Eu ainda vou dar um tempo, mas quero fazer o meu também. Só que agora realmente não vai dar :/
      Boa sorte com seu mestrado e obrigada! <3

      Excluir
  4. Oie!
    Nossa, sério, tô muito feliz por você. Ainda não apresentei o meu, e na verdade nem iniciei porque estou indo para o quinto período mas já fico ansiosa só de pensar! haha Quero muito me formar <3
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não pensava muito a respeito, por isso, quando chegou na hora de começar eu tava totalmente perdida, hahaha! Você vai conseguir, boa sorteeee e muito obrigada <3

      Excluir
  5. Parabéns, Mariana!
    Sei muito bem o quanto é libertador cumprir esse objetivo. Como diz meu irmão: TCC é coisa do capiroto! kkkkkk
    Adoraria que você continuasse essa revista e não engavetasse esse ano de dedicação.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tati! Devo concordar com o seu irmão, haha!
      Olha, eu bem que queria torná-la real, mas eu precisaria de muita coisa. Estou pensando em fazer ela online. Mas é só uma ideia por enquanto, gostaria muito que desse certo! <3

      Excluir
  6. Oie tudo bem? Eu adoraria se vc mostrasse seu tcc por aqui, adorei o tema que escolheu e fiquei muito curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaísa, tudo bem e com você? Vou mostrar então, aguarde! *-*

      Excluir
  7. AMOSTRA AS REVISTA! Eu já passei por essa fase, e é um período bem complicado, eu ainda fiz em dupla e deu tanta treta que poderia ser evitada, que olha... Mas quando passa, é só alegria <3 E fazer um TCC reconhecido por professor é do caralho, parabéns mesmo <3 Eu fiz um aplicativo/site sobre grafite no meu, foi uma experiência incrível :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMOSTRO SIM! Ahhh uma coisa que eu decidi era que não faria dupla, eu me mataria sozinha. Outra pessoa seria só pra estressar, além do mais, ninguém na minha sala curte o tema mesmo, haha. Nem me fale, o alívio foi muito grande, eu estava surtando. MUITO OBRIGADA. Eu realmente fiquei feliz, eu já esperava uns elogiozinhos porque por sorte era um dos professores que gostava das coisas que eu fazia, mas fiquei MUITO SURPRESA quando ele disse que meu projeto estava entre os melhores. Nunca esperava. Meu efo foi la pra pqp hsauhsuahsu. Que massa, você mostrou ele em algum lugar? <3

      Excluir
  8. 9,5 está ótimo, parabéns!!
    Final de ano é essa correria e estresse. Mas, o resultado vale todo o esforço. Desejo ,muito sucesso e muitas conquistas pra você.
    Aliás, Feliz 2017!!
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Oie
    que legaaaal, parabéns pela nota, imagino o quão bom devia estar, ainda to no primeiro ano da facul, o meu está longe, bem interessante o tema escolhido, não sei muito bem sobre cultura japonesa mas vejo como o povo gosta bastante

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eita, parabéns!
    Já estou me preparando psicologicamente, mesmo faltando ainda um tempão pra mim.
    Mas poxa, que bom que você concluiu e com sucesso! Muito bom, Arrasou! :D

    ResponderExcluir
  11. Me sinto tranquila em saber que o TCC não é algo horrivel hauaha, apesar que ainda possa passar isso pela cabeça, apresentarei isso daqui a um ano, então não estou ansiosa hauaha ^^


    Tem postagem nova lá, se gostar fique a vontade para nos seguir ^^


    http://mundo-mikas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Ano de TCC é sempre tenso, temos que focar no trabalho e nos dedicar muito, eu estou formada já faz 13 anos e lembro bem a loucura que foi quando fiz meu TCC.
    É tão bom quando o nosso trabalho é valorizado, mas sempre tem aquele integrante da banca que resolve incomodar um pouco.
    Parabéns pela conquista!
    Adoraria ver o teu projeto aqui.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. parabens, fico feliz que tenha sido um sucesso.. a gt tem que abdicar de algumas coisas pra não sair do foco... mostra a revista, fiquei curiosa*-*

    bjs <3

    ResponderExcluir
  14. Melhor sensação do mundo quando a gente consegue atingir um objetivo não é mesmo? Parabéns!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não tem coisa que estresse mais, do que um TCC. Mas fico feliz que você tenha se saído bem, e escolheu um tema deveras interessante. Temos que nos preparar muito para um momento como esse.

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente PARABÉNS
    Segundamente, como cultura pra mim, tem um pé na Ásia, adoraria conhecer "sua revista" hahaha.
    TCC é tenso, quando me formei em serviço social quase chorei semanas 92 páginas de muito amor e revolta hahaha, fiz uma segunda graduação, em RH mas, não precisava de TCC por ser tecnólogo, dei graças à Deus.

    Beijos.VOE ALTO. Qual é o seu curso?

    ResponderExcluir
  17. Que bacana, parabéns! O tema do seu TCC foi bem bacana! Quando fiz o meu, no curso de Turismo, escolhi falar de livros e cinema com o turismo literário e cinematográfico. Tinha até colunas dedicadas a isso no meu blog. Acho super legal você mostrar mais do trabalho por aqui! Além de ajudar seus leitores, você mata a curiosidade da gente. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  18. TCC é o motivo por eu não me jogar num novo curso. Penei 1 ano e meio com o meu, no fim eu só queria receber o diploma, não importava a nota. Mas parabéns, missão cumprida, corre pro abraço ;)

    ResponderExcluir

Mais acessados

Curta no Facebook

Twitter